sexta-feira, 9 de julho de 2010

A MENINA DOS MEUS OLHOS

A nossa administração tem tido uma visão holística das políticas públicas, atuando em todos os segmentos com o mesmo empenho e dedicação. Na agricultura, destaco a construção de arranjos produtivos locais, com formatação das cadeias do mel e do leite. Na saúde, a humanização do atendimento e a ampliação do atendimento médico com os plantões noturnos nos bairros. No Esporte, Lazer e Turismo, a descentralização da prática desportiva para os bairros, o apoio à formação de talentos, a realização de eventos acessíveis à população e a elaboração do Plano Diretor que agora norteará a exploração das nossas potencialidades turísticas. Nas Finanças, rigor e transparência no trato do dinheiro público. Na Administração, valorização e respeito ao servidor público municipal. No Meio Ambiente, a execução de projetos de saneamento básico de fundamental importância, como a conclusão da Estação de Tratamento de Esgotos e a elaboração de um Plano Diretor de Controle de Perdas de Água. Na Educação, uma verdadeira revolução, com a construção de escolas e creches, a renovação da frota de transporte escolar, a valorização do magistério e a adoção de um método pedagógico que tem melhorado o nosso índice no Ideb. No Planejameno, Obras e Serviços, a recuperação de nossas vias públicas e a edificação de obras nos quatro cantos da cidade, além da revitalização da iluminação pública, têm ocupado posição de destaque
Em oportunidades futuras, detalharei cada uma dessas e de outras inúmeras ações que temos realizado com vias à melhoria da condições de vida da nossa polulação.
É que hoje me deu vontade de falar da "menina dos meus olhos", ou seja, da área de Assistência e Desenvolvimento Social, que a Jose, minha companheira de todas as horas, com a sua dedicação e simpatia, tem conduzido com tanta competência.
Juntos, deixamos no passado - porque é somente lá que ela deve estar - a condenável prática do assistencialismo interessado, em que a distribuição de bens e serviços era feita sempre com fins eleitoreiros.
Planejamos e estamos exercendo uma nova cultura, pautada no resgate da auto-estima e na valorização da dignidade humana.
É assim que idealizamos e estamos realizando projetos sociais de desenvolvimento de habilidades, capacitação profissional e geração de renda como nunca antes se fez na história de nossa cidade.
O projeto "Fuxico de Mulher", premiado nacionalmente no ano passado, já capacitou mais de 600 mulheres na arte de tricô, crochê, macramê, bordado, biscuit, vagonite e o próprio fuxico, oportunizando à mulher descalvadense, notadamente à de baixa renda, uma nova fonte de receita financeira.
Agora, estamos lançando novos projetos, como o "Costurando Laços", de qualificação profissional mediante a oferta de curos de confecção de lingeries, e o "Renda Cidadã", curso de manicure e pedicure iguamente destinado à parcela mais carente da população.
Além disso, brevemente estaremos inaugurando a nossa "Escola Técnica de Qualificação Profissional Permanente", em parceria com o SENAI, onde ofereceremos curso de mecânica automotiva, de metal-mecânica, tornearia, informática, eletricidade, pintura, marcenaria e de costura industrial, onde prepararemos as pessoas para o "Projeto EstimAção", que se configurará como um Cooperativa de Costureiras, onde a prioridade será a criação de uma linha de produção de roupas para o mercado Pet (cães e gatos).
Entendemos que essas medidas valorizam verdadeira e significativamente o ser humano, visando a sua inserção no mercado de trabalho e a melhoria da sua condição de vida.
E isso nos dá uma alegria muito grande, porque sabemos que assim agindo estamos voltando os nossos olhos e as nossas ações para o bem comum, contribuindo para a diminuição das desigualdes sociais.




2 comentários:

  1. Olá, prefeito. É com satisfação que eu o informo que amanhã uma equipe da EPTV estará em nossa cidade com a finalidade de mostrar, para toda a região, e público estimado em mais de 3 milhões de pessoas, uma das meninas dos seus olhos.

    Quem sabe faz, quem não sabe bate palma. Ou critica.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ver sonhos sendo realizado, a muito tempo eu sonhava com essa Descalvado, uma cidade com um adminintração voltada a tudo e a todos. Tomara que meus proximos sonhos se realizem para que eu possa ajudar mais ainda a essa otima administração.

    ResponderExcluir