sábado, 5 de junho de 2010

O RESGATE DA ÉTICA NA POLÍTICA BRASILEIRA

Com amplo apoio popular (foram mais de 1,6 milhões de assinaturas e mais de 2,0 milhões de e-mails referendando a iniciativa) e depois de ter sido aprovada pelo Congresso Nacional (388 votos na Câmara Federal e 76 votos no Senado), no dia de ontem (04.06.2010), o Presidente LULA sancionou, sem vetos e sem qualquer alteração, o Projeto de Lei denominado “Ficha Limpa”.
Para o Presidente Nacional da OAB, Ophir Cavalcante, a lei tem aplicação imediata, alcançando as eleições deste ano e todos os candidatos que já tenham condenações colegiadas na Justiça: “A própria lei de inelegibilidades foi aprovada em maio de 1990 e vigorou nas eleições do mesmo ano: justificou-se à época que não haveria modificação no processo eleitoral, mas no requisito de elegibilidade. Por que valeu para aquela época e agora não vale?”.
No que diz respeito à aplicação da lei para os candidatos já condenados, Ophir disse que a alteração do tempo verbal feita pelo Senado não alterou a essência do projeto: “É uma interpretação absurda. O entendimento é o de que ainda não temos candidatura, elas só serão formalizadas depois. A lei abrange todos os que estão condenados em processo em curso”.
A propósito do assunto, recomendo a leitura do excelente texto do eminente Magistrado Márlon Jacinto Reis, Presidente da ABRAMPPE – Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, no endereço: http://www.mcce.org.br/sites/default/files/Ficha%20Limpa%20e%20a%20polêmica%20dos%20tempos%20verbais.pdf
Como se vê, o recado foi dado pelos eleitores: basta de corrupção, de usar os mandatos como instrumento de impunidade. Basta de tratar a política como negócio privado. É uma vitória da sociedade, um grito de independência pela ética na política.
Parabéns ao Povo Brasileiro!

10 comentários:

  1. Acabei de ler sobre a sanção da lei e gostei principalmente pelo entendimento dos juizes em que a lei deve ser aplicada para condenados antes do dia 04 de junho e que esses devem entrar com recurso em até 15 dias.
    Acredito sim que a ética e a honestidade devem ser pontos os fundamentais para a avaliação de um candidato principalmente pelo cidadão que vota.
    Chega de corrupção e safados na política.
    Por falar nisso tivemos o prazer de conheecer o Delegado Protógenes (PC do B) que tem uma batalha incansável contra a corrupção e que certamenete vai deixar muitos políticos com a cabeça quente. Um homem simples que como nós também é inconformado com o modo como a política e o cidaão brasileiro é tratado.
    Quanto mim quero ver essa lei muito bem aplicada às pequenas comunidades como na nossa cidade. Chega de aproveitadores. Queremos nosso dineheiro aplicado na saúde, educação, empregos e melhores condições para todos, sem distinção.

    ResponderExcluir
  2. “Voto não tem preço, tem conseqüências”. Essa é a epígrafe que estampa o alto da página do sítio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Com a sanção do presidente Lula, muito político “profissional” deve ter aumentado a dose diária de ansiolítico. O PL que afasta da política candidatos divorciados da ética e emancipados da decência reuniu, até com certa facilidade, 1,6 milhão de assinaturas. A sociedade deu o seu recado: não quer mais conviver com políticos de vida pregressa nebulosa. Quer afastar dos limites do poder os que tem pouco apego à lei e que avançam feito potros selvagens sobre os recursos públicos, em benefício próprio e de seus comparsas. Quem tem medo do Ficha Limpa? Com a palavra, os espertos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este Projeto Ficha Limpa é ++ uma vitória da população brasileira, dos cidadãos conscientes, de todos q assinaram.
    O meu desejo é q a população continue tendo uma participação + ativa nas decisões políticas.
    Sou a favor desta Lei e estou muito feliz.
    Basta de corrupção! Basta de políticos com ficha suja, que são candidatos apenas para se protegerem da condenação, de pagar pelos seus erros, com o foro privilegiado.
    Querido Prefeito parabéns por este blog.
    Muito me orgulho de Descalvado, de ter um Executivo e um Legislativo que tem tido total transparência em suas ações.
    Aproveito para parabenizar o seu Partido - PPS, meu primeiro partido, o qual sempre me apoiou e apóia, e me proporcionou conhecimentos importantes, pela luta em favor da igualdade e da justiça para todos, Partido que já está colocando em prática esta Lei.
    Este partido que é verdadeiramente democrático, onde todos tem vez e voz.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida... Se a pessoa não pode ser funcionário publico por ter a "ficha suja" pode ser politico?
    NÃO! Vamos, aos poucos, democratizando, e modernizando nosso país!
    Longa vida ao Brasil!

    ResponderExcluir
  6. Com 20 anos de serviços públicos prestados ao nosso município, entremeados de muita perseguição ideológica, me tornei avesso a fazer conhecido o meu pensamento sobre política, em qualquer esfera...
    Mas não posso conter agora minha imensa alegria, com a sanção do Presidente Lula ao "Ficha Limpa" ceifando cabeças do "eixo do mal", do enriquecimento ilícito, do mau uso do dinheiro público, dos oportunistas e aproveitadores de plantão...
    Nosso país ganha agora em credibilidade e nossos estados e municípios se beneficiarão com a "limpeza" que há de vir.

    ResponderExcluir
  7. Como militante do PT e eleitor me sinto realizado por ser do meu partido o Presidente que sancionou a "Lei do Ficha Limpa". Como de costume o Companheiro Presidente Lula transforma a vontade popular em realidade e escreve mais uma linha na Historia política deste País quando sansiona, totalmente sem alteração, uma Lei que com certeza será o divisor de aguas da Política Brasileira. É muito bom saber que doravante a nivel Nacional, Estadual e pricipalmente Municipal estaremos livres da corja de Politicos de fichas longas e imundas.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante foi a acompanhar a dificuldade com que tramitou esse projeto. Apesar de aprovada e sancionada, a lei só se aplica se o gatuno tiver sido condenado por um órgão colegiado, ou seja, algumas instâncias e anos do início do processo. Daí que precisamos agora indicar um projeto para que os processos políticos sejam julgados com brevidade. Caminho certo!
    Parabéns pela iniciativa do blog!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog!Divulgue as pessoas precisam saber, que o Prefeito da minha cidade é mais que um homem integro, inteligente, e ama Descalvado.
    Sucesso na sua caminhada !
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo, adorei o comentário postado. A ética é muito importante em qualquer local que estivermos. Tanto a pessoal, principalmente, a profissional.
    Continuarei acompanhando.

    Abraço,
    Marcos Felipe

    ResponderExcluir